Açaí
Nativo

SUSTENTABILIDADE E COMÉRCIO JUSTO

Além de um produção de qualidade, podemos mostrar ao mundo, que nós povos indígenas somos capazes de proporcionar uma vida mais digna aos nossos filhos e nossas futuras gerações de forma sustentável, justa e ética.

Açaí

A colheita do açaí nas Terras Indígenas é uma atividade passada de geração em geração. Fazendo parte da história e da cultura dos povos que ali habitam. Por muito tempo o açaí sempre foi visto nessa perspectiva da subsistência. No entanto, existe uma grande potencialidade no interior das terras indígena para estruturação e comercialização. Esse era o sonho dos povos da Rede da Floresta.

A partir dos últimos três anos, com o fomento a projetos socioambientais, as comunidades passaram a olhar para o açaí como uma cadeia que pudesse gerar renda para o sustento das famílias, valorizando sua cultura e mantendo o açaizeiros de pé.

Nesse sentido, o processo de estruturação da cadeia foi realizado por meio de projetos como o “Pacto da Floresta” e “Cadeias de Valor Sustentáveis” com a criação da “Iniciativa Açaí”.

Por meio deles  foi construída a Agroindústria dentro da terra indígena Rio Branco, realizado treinamento dos indígenas para as etapas de escalada, colheita, manejo florestal e beneficiamento da polpa. Também foram adquiridos equipamentos e maquinários para o processamento e comercialização.

Iniciativa “DoÁçaí”

A Iniciativa “DoAçaí” foi concebida por nós, povos indígenas, para ser a Agroindústria De Beneficiamento da polpa, regularizada dentro da TI Rio Branco e conduzida por jovens e mulheres dede o manejo, perpassando o beneficiamento até a comercialização. Um lugar que hoje, além de um produção de qualidade, podemos mostrar ao mundo, que nós povos indígenas somos capazes de proporcionar uma vida mais digna aos nossos filhos e nossas futuras gerações de forma sustentável, justa e ética.