Borracha
Nativa

GUARDIÕES DA FLORESTA

Atuamos pela preservação do território. Nossa renda é baseada no extrativismo sustentável e na conservação da floresta.

A Seringueira

A seringueira é uma árvore de grande porte, podendo atingir 40 metros de altura e se encontra espalhada pelas florestas do noroeste do Mato Grosso e sudoeste de Rondônia. Nesses locais percebe-se a reabertura das estradas de seringas está ligada a gestão estratégica que incentiva jovens e adultos desses territórios a extrair o látex de maneira sustentável gerando renda familiar e sua subsistência.

Para a retirada da seiva a árvore tem sua casca cortada por uma técnica que a perfura até que se chegue aos tecidos em que o látex está contido, a árvore literalmente “sangra” quando ferida no caule e o látex nada mais é do que uma reação produzida a fim de cicatrizar o tecido lesado.

Dessa “sangria” extrai-se a secreção esbranquiçada da seringueira e se produz a borracha natural, largamente utilizada na indústria, hoje, principalmente para a confecção desde preservativos, luvas e drenos cirúrgicos até a fabricação de pneus, câmaras de ar dentre inúmeros outros produtos como solas de tênis.

BORRACHA NATIVA
REDE DA FLORESTA + VERT SHOES

O produto que vai para sola dos tênis da Vert provém do látex líquido, extraído da Seringueira, uma árvore nativa da floresta amazônica. A extração do látex é feita de forma responsável pelos extrativistas de três Reservas Extrativistas (RESEXs Estadual e Federal do Rio Cautário e RESEX do Rio Ouro Preto em Rondônia) e agora essa parceria comercial se estende aos extrativistas Gavião da Terra Indígena Igarapé Lourdes.