RESERVA EXTRATIVISTA
FEDERAL DO RIO OURO PRETO
A RESEX Federal do Rio Ouro Preto é localizada no município de Guajará-Mirim e foi uma das primeiras áreas a serem demarcadas como reserva extrativista no país. A principal fonte de renda das famílias é oriunda do extrativismo e da agricultura familiar. A gestão da unidade é realizada pelo ICMBio juntamente com as duas associações, ASROP e a ASAEX que são cogestoras da unidade.
As famílias recebem assistência técnica da EMATER. Também há um trabalho relacionado às boas práticas da castanha realizado pela Embrapa e, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) desenvolve projetos de pesquisas.
Com a chegada de projetos como Pacto da Floresta e Cadeias de Valor e criação da Rede da Floresta, incentivando as atividades de extrativismo da castanha-do-brasil e da borracha nativa, dando suporte a produção e a comercialização, as famílias começaram a retomar ativamente essas atividades produtivas, fazendo delas e da agricultura familiar as principais fontes de renda na RESEX Rio Ouro Preto.
Essas atividades têm motivado os moradores dessa área a retomarem para suas colocações um fator positivo frente às ameaças causadas a esse território.